sábado, 29 de maio de 2010

Para que servem os estudos ?


Esse é o meu primeiro post, não tenho experiência em escrever, mas estou me esforçando, o primeiro assunto que irei abordar é sobre o estudo, espero que gostem.

Com certeza todo aluno já fez essa pergunta a si mesmo : "qual é a função de química ou física na vida ?" Eu ainda me pergunto, qual é a finalidade ? Na verdade não são só essas matérias que não fazem sentidos, mas todas; história por exemplo, pra que ficar vivendo do passado, estudar sobre guerras, sobre os homens das cavernas, se nós estamos no presente ? Uma vez fiz essa pergunta ao meu professor de história e ele disse que precisamos estudar o passado para saber o porque nós somos assim hoje, entender o porque o homem em geral age dessa forma. Concordo em parte,porém , acredito que perdemos muito tempo da nossa vida estudando coisas que não vão nos levar a nada. 200 dias por ano,5 horas por dia durante 12 anos; isso totaliza aproximadamente 12.000 horas da nossa vida, isso , sem contar ensino superior. Até concordo que é importante termos algum conhecimento sim, mas não exageradamente como está a situação hoje em dia.Está cada vez mais difícil se ter um emprego, antigamente ter ensino médio completo já era muita coisa, e se conseguia um bom emprego, hoje, nem quem é formado consegue um emprego com tanta facilidade. Na minha opinião deveríamos escolher nossas profissões mais cedo, e assim , nos nossos estudos podermos "abandonar" certas matérias que vão ser inúteis em nossa futura carreira.As pessoas não deveriam saber de tudo um pouco, e sim tudo de um pouco. Os médicos, advogados, engenheiros saberiam somente aquilo que é indispensável para sua profissão; e não perder 12 anos da sua vida aprendendo outras coisas. Não estou querendo incentivar ninguém a parar de estudar, só estou criticando como são as escolas hoje em dia no mundo. Mas como eu sozinha não posso mudar isso, tenho que me contentar com a realidade e continuar estudando, porque, coitada de mim, sou uma mera estudante do primeiro ano do ensino médio, e não posso fazer nada em relação a isso, só continuar cumprindo o meu papel como cidadã, que é estudar, estudar e estudar.

5 comentários:

  1. concordo em tudo o que você disse... nós perdemos tempo estudando coisas que não vão servir para nossa profissão... esse tempo perdido poderia ser melhor aproveitado... mas é como tem que ser... continuaremos sofrendo estudando matérias desnecessárias :/

    ResponderExcluir
  2. Eu sempree qestionei sobre isso..e não parei no "qstionei a mim msmaa"..falava para os profs na cara dura...rsrs! eles davam akela escapadinha, e nada!...mas acho q sempre concordaram cmg de certo!!(-ou não!)
    Saber o Basicãoo de cada matéria seria o necessário...Visto qe na sua idéia seria escolher a futura profissão mais cedo, correto?! Mas criança, pré-adolescente saberia escolher alguma coisa eficaz para o futuro? -não! .... Então conseqüentemente deveríamos entrar mais trde na escola...o que acha?! bjoos até mais!

    ResponderExcluir
  3. - verdade hellen, e a maioria das matérias são desnecessárias :/.
    - e mayara, não sei não, acho que a vida é muito curta pra deixar pra estudar mais tarde, mas também concordo que criança não sabe escolher profissão. fiquei confusa :S KKK

    ResponderExcluir
  4. acho que essa é uma pergunta que todo mundo já fez pra si mesmo um dia.. você tem sorte do seu professor de história ser tão legal. Perguntei isso pro meu de filosofia, GRANDE ERRO. Ele achou que eu estava desrrespeitando a aula dele e me mandou pra fora D: no geral, era só curiosidade hahah adoramos :)

    ResponderExcluir
  5. na verdade eu acho que já perguntei pra todos meus professores, mas o que me respondeu melhor e com mais educação foi esse,o resto fez igual o seu kk obrigada.

    ResponderExcluir